Variação 1 : Lie viradas para baixo. Relaxe todos os músculos completamente. Coloque as palmas para baixo, abaixo da correspondente ombros. Levante a cabeça e parte superior do corpo lentamente, tal como a cobra levanta a sua capa. Dobre a coluna bem. Não levantar o corpo de repente com um idiota. Reverter a espinha devagar para que você pode realmente sentir a dobra da vértebra um por um e viajando a pressão descendente a partir da cervical, dorsal e regiões lombar e sacral para o último regiões. Deixe o corpo a partir do umbigo para baixo ao toque dos pés no chão.
Conservar a pose por um tempo e lentamente abaixar a cabeça aos poucos. Respire em dobrar para trás, enquanto você, segure a respiração durante a permanência na posição, e soltar o ar enquanto vir para baixo. Repita o processo seis vezes.
A profunda e superficial músculos das costas estão bastante enfraquecida. Essa pose alivia a dor das costas que pode ter sido causado por excesso de trabalho. Os músculos abdominais são puxadas e, assim, reforçada. Ela aumenta a pressão intra-abdominal. Todas as vísceras abdominais são enfraquecida. Cada vértebra e seus ligamentos são puxados para trás e para lhes dar um rico suprimento sanguíneo. Incrementa calor corporal e destrói toda uma série de males.
Existem muitas variações neste cobra pose, a fim de dar um máximo de flexão estática para a coluna.
Bhujangasan é útil especialmente para as mulheres para toning os ovários e útero. É um poderoso tónico. Irá aliviar amenorréia, dismenorréia, leucorrhea, e vários outros utero-ovarine problemas.
Variação 2 : Desde a primeira posição da cobra pose, aumentar ainda mais, mantendo os cotovelos reta. Na variação 1, os cotovelos não são esticado e região sacra da coluna vertebral é dobrado. Na variante 2, curvando movimento completo da coluna cervical de região para região sacral é feito.
Variação 3 : A partir de 2 de variação cobra pose, dobrar a coluna vertebral, tanto quanto possível. Agora dobre as pernas com os joelhos, os dedos dos pés em direção a trazer a cabeça, e tocar a parte de trás da cabeça.